Manipulação e persuasão são métodos de convencimento que podem ser utilizados para mudar a idéia das pessoas ou até mesmo fazerem elas adquirirem algum produto ou serviço. Entretanto, há diferenças entre manipulação e persuasão.
A persuasão convence através de demonstração de provas concretas, ou seja, de alguns fatos verdadeiros que tragam alguma positividade e possa beneficiar a pessoa.
No caso da manipulação, a tentativa de convencimento não é muito ética já que são utilizadas artimanhas que envolvem a omissão de informações e muitas vezes a chantagem emocional para conseguir o que se quer.
Conceito da Persuasão
Persuadir, convencer, nesse caso não significa obrigar uma pessoa a entender ou até mesmo comprar algo, ou seja, o convencimento não tem nada a ver com ” empurrar” algo a alguém.
Na persuasão são utilizados bons argumentos, aqueles que de alguma forma possuem uma lógica. Desse modo, fica muito mais fácil a pessoa tomar uma decisão.
Muitos vendedores experientes utilizam as técnicas de persuasão para trabalhar a mente do seu cliente com o objetivo de que ele tome uma decisão voluntária. Levar uma pessoa a fazer o que você quer através da persuasão é um método mais honesto, pois são usados argumentos baseados em fatos reais.
Por isso, é fato dizer que uma pessoa persuasiva possui inúmeras vantagens frente ao mercado profissional e também pessoal, pois ela é capaz de encantar as pessoas ao seu redor porque sabe identificar as necessidades dos outros, por isso, consegue convencê-las rapidamente no encontro de soluções.
A persuasão possui as seguintes características:
- Propõe outra abordagem mais original;
- Apresentação de fatos verídicos para convencer;
- Emprega argumentos legítimos;
- Identifica problemas, conquista empatia e mostra soluções;
- Utiliza técnicas de gatilhos mentais;
Conceito da manipulação
Convencer através da manipulação é levar as pessoas a ceder a sua vontade através de formas nada ortodoxas. O manipulador insinua e para ele pouco importa como vai conseguir os resultados, ou seja, não se atêm com a ética e nem com a veracidade dos fatos.
A manipulação usa a emoção das pessoas, enquanto que a persuasão usa fatos reais. Por isso, é muito comum alguns vendedores usar a manipulação para convencer uma pessoa de comprar um produto, a manipulação é baseada em algo menos concreto que são os sentimentos, difíceis de definir. Por isso, geralmente, uma pessoa compra com a emoção e pode ser enganada pelas mentiras sobre o produto.
Algumas características da manipulação:
- Mentir sobre um determinado assunto, produto ou serviço;
- Omitir informações;
- Inventar benefícios que não existem para forçar uma pessoa a mudar de opinião;
- Falsificação da realidade;
Manipulação e Persuasão
É importante saber diferenciar a manipulação da persuasão no processo de convencimento. Desse modo, é possível compreender como funciona a mente das pessoas na hora de tomar alguma decisão.
A persuasão é uma das habilidades mais reconhecidas em profissionais de venda, por isso, as empresas valorizam muito argumentações que venham dessa técnica já que elas são mais honestas, possuem mais aceitação e ampliam as chances de fechar bons negócios.
Digamos que as técnicas de persuasão são as grandes responsáveis pela venda de muitos produtos e serviços, além da mudança de hábitos da população. Um grande exemplo disso são as ações de conscientização para boa alimentação, economia de água, reciclagem, entre outros.
Resumindo, a pessoa que usar a persuasão para vender, certamente escolheu algo que realmente confia e acredita ser um grande diferencial para o negócio do cliente, ou seja, é uma solução para o problema.
A pessoa que usa a persuasão pode fazer com que o interlocutor simpatize com a sua idéia e de forma voluntária pode mudar a sua decisão. Por isso, ser uma pessoa persuasiva é algo positivo, pois não são utilizadas mentiras e fatos distorcidos para mudar a opinião e tentar convencer pessoas.
Muito diferente do manipulador, que pensa nos benefícios próprios para o fechamento de um negócio, ele não está interessado em oferecer vantagens reais aos clientes, mas sim enganar com mentiras e histórias inviesadas.
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